Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Arcano XI, A Força: Exata diferença entre o que você é e o que você quer ser.

O Arcano da força fascina tanto pela beleza da carta quanto pelo que representa.

A força me parece aquele momento de sua vida que as coisas não querem dar certo, mas você diz: Eu sou dono do meu destino!!!


O arcano da força é a exata diferença entre o que você é e o que você quer ser.


Tem alguns aspectos da força que me chamam muita atenção:

A linda moça da imagem provavelmente já ouviu muitas vezes que ela não era capaz de conter o leão. A certeza de que ela tem forças pra conter o leão é somente dela.

A força e a Dieta

Eu associo o arcano da força à dieta (talvez por fazer parte da minha realidade). Você está vivendo o arcano força naquele momento em que você está decidido sobre o que quer e está disposto a deixar de comer as coisas que você gosta para alcançar seu objetivo.

Quando você diz aos outros:
- Estou de dieta
E as pessoas fazem  aquela cara como quem diz:
- Vai falhar pela milésima vez.
A força não se deixa abater por isso. Ela luta e segue em frente.

Apesar da Força entender o poder que um leão tem
Ela o enfrenta tendo a certeza de quem tem forças pra isso


Sempre quando eu estou me matando na academia é nesse arcano que eu medito. Penso onde eu quero chegar e o que eu pretendo alcançar com isso. E é isso que me dá força pra continuar.

Jodi no programa HEAVY (A&E)

Eu quero, eu posso!

No vídeo abaixo uma garotinha tenta subir pelo vão da porta. Apesar de ser um grande desafio pra ela e mesmo sendo frágil e pequena. Ela repete pra si mesma "I can do it" (Eu posso). Enquanto ela repete isso pra si mesma ela não para de subir. Essa garotinha acredita que ela pode e ela diz pra si mesma! EU POSSO!

É isso que a força nos diz: VOCÊ PODE! VOCÊ PODE! VOCÊ PODE!

É isso que eu desejo a mim e a cada pessoa que venha  a ler esse post. Tudo de força pra você.





Levar consigo a carta da força é estar em uma das energias mais fantásticas de que o ser humano tem: a transformação com o próprio esforço e amor. Desejo tudo de força pra mim e para quem venha a ler esse post. 

terça-feira, 17 de julho de 2012

Presença Confirmada - Curso Nei Naiff

Arcanos menores: 
QUATRO NAIPES = QUATRO DESTINOS

Professsor: Nei Naiff

Resumo. Qual a diferença na linguagem oracular entre o naipe de Espadas e o de Paus? Ou, ainda Ouros e Espadas? Entenda os aspectos psicológicos e espiritual que envolvem os quatro naipes e a base de toda análise oracular com os arcanos menores. Se vc já conhece poderá revê-los, tirar dúvidas. Se vc nunca os estudou, esta é uma boa hora para iniciar! Aprenda, recicle, aplique sua experiência!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

7 de paus



Coragem não é ausência de medo, mas é agir apesar dele

Reflexão  retirada do blog  Via Tarot,  vale muito a pena conferir

quinta-feira, 12 de julho de 2012

10 de Espadas - A Eutanásia


PALAVRAS-CHAVE
Luz
Sacrifício
Anular ilusões
Altura de mudança

EXPRESSÕES-CHAVE
A vida a mover-se no sentido oposto
Auto-desculpas excessivas
Vitimizar-se em demasia
Fonte: Web Tarot



Nei: Finalização, rompimento, definição, renovação.

Bíblia do Tarô: Iluminação, ponto de virada, martírio

Minhas Conclusões:

Historinha:
Roberta está deitada à sua cama sem saber bem o que pensar. Qualquer sentimento melhor do que péssimo parece não combinar com o que está vivendo. Há alguns anos ela descobriu ser vítima de uma doença muito rara, degenerativa, que faz com que a cada dia perca um pouco dos seus movimentos. Além disso as dores não podem mais ser contidas nem mesmo com a mais forte das drogas. Ela já não sai mais de casa e não tem prazer em viver. Essa última badalada do relógio marca que mesmo deitada Roberta completa 40 horas sem dormir. E é tudo por causa da dor.
Mas há uma porta para sua salvação, aliás, uma gaveta. O escuro do quarto faz a cena ainda mais intrigante. O suor das mãos da doente faz com que ela se arrepie toda quando toca no ferro gelado. Sem medo e muito satisfeita ela cola o cano em direção ao ouvido direito e puxa o gatilho.
Roberta não é uma covarde ou  desistiu de algo. Foi muito corajosa! Se libertou da dor e da angústia. Para que pudesse viver Roberta precisava matar algo, nem que fosse a si mesma.

Nota:
Acredito que o sangue que jorra da pessoa morta na carta simboliza aquilo que estava preso, que precisava se libertar. O naipe de espadas é o naipe do campo mental. A mente estava presa e precisava trabalhar, produzir, viver novas coisas. Por isso o 10 de espadas é o momento em que a pessoa coloca um fim, mata... para chegar a um novo começo. Sempre!

Biliografia

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Exemplo de Tiragem - O Templo de Hefesto

Método: Embaralhado separadamente os arcanos maiores e menores. Tira-se 10 cartas de um monte e mais 10 de outro. Sobre o templo de Hefesto.
Templo de Hefesto
Errata: na casa 7 onde está Justiça, lê-se FORÇA

Casa 1: O sol + 9 de espadas
Essa casa está me mostrando a ordem para o meu campo profissional no momento. Esse é o momento de triunfar, crescer e estar de bem com o seu lado profissional. Mas esse crescimento não virá fácil. O arcano menor nessa casa está mostrando que você não vai reconhecer ou enxergar esse momento de ascensão, pelo contrário, você só vai ver desordem e sofrimento.

Casa 2: A Morte + 9 de paus (Como os colegas de trabalho e os subordinados veem o consulente?)
Seus colegas de trabalho estão vendo que você não é o mesmo de antes. Você mudou e mudou pelos obstáculos que está passando. O sofrimento da casa 1 está estampado aqui também, ou seja, esses obstáculos que estão te fazendo com que você se sinta menos motivado.

Casa 3: A Sacerdotisa + 4 de Paus (Como o Chefe direto vê o consulente?)
Hoje seu chefe te vê de uma forma muito mais crescida, uma pessoa que analisa as coisas e sabe o que está fazendo sem alarde. Ou pelo menos com menos problemas do que você fazia até agora.

Casa 4: Os enamorados + Pagem de Paus (Como estava a situação do consulente no trabalho?)
Você vem de um momento bom no seu trabalho. Onde trabalhar era agradável e você estava fazendo isso por amor. Sua entrega ao trabalho era sincera porém superficial. Você ainda se mostrava jovem e imatura para tomar decisões.

Casa 5: O pendurado com o 10 de copas (Como está a situação do Consulente no trabalho?)
O momento que você está atravessando agora no seu trabalho é de bastante sofrimento e saudosismo pelo passado que viveu. Mas é preciso entender que esse tempo passou e que você está evoluindo e amadurecendo com os obstáculos que você vem passando.

Casa 6: O Diabo + 10 de Paus (Como vai ficar a situação do Consulente no trabalho?)
Você vai ser uma pessoa mais sagaz naquilo que faz, crescer profissionalmente e ser mais malicioso. Só que esse momento só virá com muito trabalho e muita força de vontade. Não tenha medo do que vem por aí, que vem chumbo grosso mas vai te fazer crescer muito.

Casa 7: A Força+ Cavaleiro de Espada (Como o consulente está se sentindo frente ao seu trabalho?)
Você está se sentindo satisfeito com o seu desempenho. Apesar da situação não parecer tão satisfatória no seu ambiente de trabalho você está se sentindo como uma pessoa que realmente trabalha bem e sabe o que faz. Dominando coisas que antes lhe faziam sair da atenção do seu trabalho.

Casa 8: O mago + 2 de ouros (O ponto positivo do consulente como profissional)
Você é a pessoa que tem a faca e o queijo na mão. Porém você é bastante estabanado, faz bastante coisa errada  e há obstáculos que o impede de ser um profissional que cresce. Você é ambicioso e visa crescer financeiramente na sua profissão. Há habilidade, mas falta concentração.

Casa 9: O louco + 3 de copas (ponto negativo do consulente como profissional)
Você se envolve emocionalmente no seu trabalho e isso pode lhe trazer coisas muito negativas. Trazer suas emoções aos feedbacks que você recebe, por exemplo, pode fazer com que você não enchergue o que aquela pessoa está tentando te passar e de bom. cuidade com envolvimento pessoal nas coisas profissionais.

Casa 10: A lua + pagem de ouros (Conselho do tarô para o consulente nessa área.)
Se profissionalize, pesquise, busque conhecimento. Há muita coisa na sua profissão que você ainda não conhece e precisa conhecer. Seja mais tecnico e tenha vontade de aprender de fato. Esse é o conselho do tarô pra você.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Confraria do Tarô - Balanço Geral

Nesse último fim de semana eu participei da Confraria Brasileira de Tarô. Aprendi muito fiz amizade com poucas pessoas mas troquei contatos muito importantes.
Foi uma experiência que vai marcar meu estudo e minha vivência com o tarô por muitos anos. Parabenizo a Pietra que idealizou esse evento e trabalhou para que ele se tornasse possível.
A estrutura não era a mais perfeita para esse tipo de evento, mas a forma como foi feito e o carinho aplicado fizeram esses detalhes ficarem quase que imperceptíveis.
O preço (R$ 35,00) foi mais do que justo pelo que nos foi oferecido. Fiquei feliz e saí de lá fortalecido com as coisas que aprendi. Coloquei abaixo algumas informações sobre as oficinas e palestras de que participei e minhas expectativas sobre o assunto.

Oficina de Criatividade com os Arcanos Menores
Momento de explicar nossa "arte".
Sarah Helena

A Oficina
A oficina foi bárbara. Confesso que fui cheio de preconceitos e não acreditava que pudesse aprender tanto com uma uma atividade tão simples.
Sarah nos pediu que escolhessemos um arcano menor e com base nesse arcano menor anotaríamos três coisas que nos chamassem mais atenção naquela carta. Poderia ser entre seus ícones, significados, etc.... Depois tínhamos que criar uma carta desse arcano usando a nossa criatividade. Sendo desenho, colagem, pintura, etc....

O Resultado

O 5 de copas - Baralho de Edson Previato
(Risos)
Eu escolhi o cinco de copas. Escolhi essa carta por me fascinar e pelo peso da dor que ela traz. Acima você vê a carta que eu criei. A Galera pegou pesado na criatividade e foi muito interessante ouvir a opinião de algumas pessoas sobre algumas cartas. 

Cartas Criados por todos os participantes (ESQ/DIR, CIMA/BAIXO):
7 de paus, 2 de espadas, 2 de ouros, Rainha de Copas,
6 de espadas, 10 de ouros, ás de ouros, 3 de copas, Rainha de Paus,
Rainha de Ouros, Rei de Paus, 3 de espadas, 5 de copas
Rei de Paus, 5 de Copas,. (Não me lembro), ás de Copas,
10 de (alguma coisa)
As Trocas
Dentre algumas simbologias que foram apresentadas eu ressalto o exemplo de uma confraterna que desenhou o cinco de copas. Ela diz:
"O cinco de copas é como aquelas mulheres que levam jarros d´água na cabeça à sua família. Durante a viagem a água cai de seus jarros, é dolorido, é difícil. Mas ao chegar ao final do caminho ela ainda tem água a oferecer. E a luta de levar esse jarro já passou. As lutas agora são outras."
Eu a-do-rei essa analogia. Ela foi muito feliz no seu exemplo e eu vou lembrar dele pra sempre.  O balanço da primeira oficina foi muito positivo. Sarah está de parabéns.


O baralho nos jogos, na cartomancia e na simbologia
Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
Foi uma grande honra participar dessa palestra. Constantino é um Senhor Calmo e muito humilde. Ele é responsável pelo Clube do Tarô e tem um conhecimento incrível sobre as cartas. Dentre o que ele ensinou, que seria impossível dividir 50% aqui,  o que eu posso dividir são as dicas sobre livros e pesquisas. Dentre eles, anotei os que mais me chamou atenção:
Jung e o Taro - Uma Jornada Arquetípica - Laurens Van der Post - Livro Completo
Os Arcanos Maiores do Tarô - G. O. Mebes -   Livro Disponível 


Visões sobre a lua: O arcano 18 e a Magia Lunar
Cláudia Hauy

Incrível,  fantástico, inacreditável. Nada menos que isso. Passamos uma hora e meia falando sobre um único arcano e é incrível como todas as dúvidas que poderíamos ter sobre esse arcano tão misterioso se dissiparam. 
Aprendi muito e adorei a Cláudia. Ela é incrível, super gente! 
Além de falar sobre a Lua, claro, foi possível trazer à tona muitos e muitos temas relacionados à cartomancia, estudo do tarô, tiragens, etc.
Muito produtivo.


Vivência “A Força: Inspiração, instinto e sabedoria”
Marcos Reis

Essa foi minha experiência Xamânica. Gostei bastante, o Marcos Reis foi muito competente nos temas que abordou. Não consegui relacionar esse tema com o que EU buscava na confraria mas valeu muitíssimo como experiencia de vida.


Amor e Afeto com os Arcanos Maiores do Tarô
Vera Chrystina da Costa Santos

Foi uma das palestras de que participei de que mais gostei. Primeiro que a Vera é uma simpatia e super engraçada. Uma taróloga responsável e muitíssimo inteligente.
Apesar do tema aparentemente simples ela viajou por todos os 22 arcanos maiores e deu exemplos de utilização deles para jogadas de amor. 
Com certeza o momento que eu mais ri em toda a confraria.



Tarô: imagens de poder pessoal
Leo Chioda


O Leo achou uma forma muito interessante de utilização do Tarô como ferramenta de Magia. Foi interessante pois eu pretendo um dia tatuar a força na minha minha perna e me ajudou a entender mais o uso das cartas como talismã ou amuleto.


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Tiragem de Crises (Como Sair das Minhas Crises?)


Posição das
Cartas
Essa tiragem é baseada na carta do Cinco de Copas do tarô. 

5 de copas e a tiragem das crises
1 - As três taças viradas: Aquilo que já foi perdido o que se foi. Essa casa vai mostrar exatamente aquilo que entrou em Colapso. 

2 - As Duas taças em pé: Aquilo que ainda sobrou depois da crise, o que sobreviveu.

3 - A Ponte: A Saída.

4 - A montanha: O novo alvo.


Se na segunda posição tem uma carta favorável, é tudo muito simples. Se o segundo cartão é problemático é mais complicado. Isso indica que a saída da crise não será fácil. O processo de transformações está apenas começando. Atenção à casa 4 que deve ser onde o consulente deve chegar. E para chegar à casa 4 ele deve usar a casa 3 como meio de locomoção.