Nesse último fim de semana eu participei da Confraria Brasileira de Tarô. Aprendi muito fiz amizade com poucas pessoas mas troquei contatos muito importantes.
Foi uma experiência que vai marcar meu estudo e minha vivência com o tarô por muitos anos. Parabenizo a Pietra que idealizou esse evento e trabalhou para que ele se tornasse possível.
A estrutura não era a mais perfeita para esse tipo de evento, mas a forma como foi feito e o carinho aplicado fizeram esses detalhes ficarem quase que imperceptíveis.
O preço (R$ 35,00) foi mais do que justo pelo que nos foi oferecido. Fiquei feliz e saí de lá fortalecido com as coisas que aprendi. Coloquei abaixo algumas informações sobre as oficinas e palestras de que participei e minhas expectativas sobre o assunto.
A Oficina
A oficina foi bárbara. Confesso que fui cheio de preconceitos e não acreditava que pudesse aprender tanto com uma uma atividade tão simples.
Sarah nos pediu que escolhessemos um arcano menor e com base nesse arcano menor anotaríamos três coisas que nos chamassem mais atenção naquela carta. Poderia ser entre seus ícones, significados, etc.... Depois tínhamos que criar uma carta desse arcano usando a nossa criatividade. Sendo desenho, colagem, pintura, etc....
O Resultado
O 5 de copas - Baralho de Edson Previato (Risos) |
Eu escolhi o cinco de copas. Escolhi essa carta por me fascinar e pelo peso da dor que ela traz. Acima você vê a carta que eu criei. A Galera pegou pesado na criatividade e foi muito interessante ouvir a opinião de algumas pessoas sobre algumas cartas.
As Trocas
Dentre algumas simbologias que foram apresentadas eu ressalto o exemplo de uma confraterna que desenhou o cinco de copas. Ela diz:
"O cinco de copas é como aquelas mulheres que levam jarros d´água na cabeça à sua família. Durante a viagem a água cai de seus jarros, é dolorido, é difícil. Mas ao chegar ao final do caminho ela ainda tem água a oferecer. E a luta de levar esse jarro já passou. As lutas agora são outras."
Eu a-do-rei essa analogia. Ela foi muito feliz no seu exemplo e eu vou lembrar dele pra sempre. O balanço da primeira oficina foi muito positivo. Sarah está de parabéns.
Blog da Sarah: http://recontamitos.blogspot.com.br/
O baralho nos jogos, na cartomancia e na simbologia
Constantino K. Riemma
Constantino K. Riemma |
Foi uma grande honra participar dessa palestra. Constantino é um Senhor Calmo e muito humilde. Ele é responsável pelo Clube do Tarô e tem um conhecimento incrível sobre as cartas. Dentre o que ele ensinou, que seria impossível dividir 50% aqui, o que eu posso dividir são as dicas sobre livros e pesquisas. Dentre eles, anotei os que mais me chamou atenção:
Jung e o Taro - Uma Jornada Arquetípica - Laurens Van der Post - Livro Completo
Os Arcanos Maiores do Tarô - G. O. Mebes - Livro Disponível
Clube do Tarô: http://www.clubedotaro.com.br/
Visões sobre a lua: O arcano 18 e a Magia Lunar
Cláudia Hauy
Incrível, fantástico, inacreditável. Nada menos que isso. Passamos uma hora e meia falando sobre um único arcano e é incrível como todas as dúvidas que poderíamos ter sobre esse arcano tão misterioso se dissiparam.
Aprendi muito e adorei a Cláudia. Ela é incrível, super gente!
Além de falar sobre a Lua, claro, foi possível trazer à tona muitos e muitos temas relacionados à cartomancia, estudo do tarô, tiragens, etc.
Muito produtivo.
Perfil da Cláudia: http://www.blogger.com/profile/06234092185740655810
Vivência “A Força: Inspiração, instinto e sabedoria”
Marcos Reis
Essa foi minha experiência Xamânica. Gostei bastante, o Marcos Reis foi muito competente nos temas que abordou. Não consegui relacionar esse tema com o que EU buscava na confraria mas valeu muitíssimo como experiencia de vida.
Amor e Afeto com os Arcanos Maiores do Tarô
Vera Chrystina da Costa Santos
Foi uma das palestras de que participei de que mais gostei. Primeiro que a Vera é uma simpatia e super engraçada. Uma taróloga responsável e muitíssimo inteligente.
Apesar do tema aparentemente simples ela viajou por todos os 22 arcanos maiores e deu exemplos de utilização deles para jogadas de amor.
Com certeza o momento que eu mais ri em toda a confraria.
Tarô: imagens de poder pessoal
Leo Chioda
O Leo achou uma forma muito interessante de utilização do Tarô como ferramenta de Magia. Foi interessante pois eu pretendo um dia tatuar a força na minha minha perna e me ajudou a entender mais o uso das cartas como talismã ou amuleto.
Blog do Leo: http://www.cafetarot.com.br/
Dear, um arraso seu relato sobre a confraria. Espero na proxima estar la com vc!
ResponderExcluir