quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Jogando Tarô: O ritual

Muitos de nós temos várias manias no momento de pôr as cartas à mesa. É muito comum ver alguns tarólogos ou cartomantes dizerem coisas do tipo:

- Corte o baralho com a mão direita ou;
- Corte três vezes em sua direção ou;
- Escolha 12 cartas da esquerda para direita;

Oito de Ouros no Tarô Mitológico
Método, aptidão, saber, zelo

E há justificativas para esses cacoetes: a energia não seria usada de forma correta ou não seria canalizada. Ou ainda se justifica que fazendo assim as energias negativas não se aproximariam do lugar. Respeito demais quem tem esse tipo de comportamento. Não acredito que isso faça mal ao jogo mas não servem pra mim. 

Na minha santa ignorância gastei muito tempo pesquisando sobre isso no início dos meus estudos. Me preocupei muito com a quantidade de vezes que eu deveria cortar o baralho, para que lado, com que mão, etc... Acabei vendo que isso é uma tremenda baboseira.

Não faz a mínima diferença como eu embaralho, se eu corto ou como eu escolho as cartas que eu vou jogar. Isso não faz diferença no resultado final. Mas é muito mais confortável ter um método pré-estabelecido. Seguir esse método todas as vezes que você for fazer uma leitura é importante para garantir a assertividade na jogada.

Abaixo eu comento alguns pontos e mitos sobre a tiragem do tarô e o que EU PENSO sobre cada um deles* e aproveito pra dividir com vocês a forma que EU faço minhas tiragens:

Pano de Mesa
Uso o meu pano de mesa apenas para proteger o baralho da superfície que eu possa usar no momento do jogo. A cor do seu tecido é de sua preferência. Eu prefiro cores escuras que destacam mais a carta. O tipo de tecido que mais se encaixa ao meu gosto é o feltro. O feltro geralmente não tem muitas opções de cores. Eu uso um feltro lilás ou um feltro verde que tenho. Mas as vezes eu jogo com um tecido de algodão cru que eu gosto bastante também, a dificuldade desse tipo de tecido é abrir um leque, por exemplo.

Velas, Cristais, Copo D'água, Incenso, anjos, bibelôs, vaso de flor, etc....
Hoje eu não jogo com esses objetos sobre a mesa.  Só jogo com o baralho mesmo. Mas eu acho que é interessante você colocar sobre a mesa objetos que você goste ou que lhe traga proteção. Já tive a experiência de colocar quatro objetos (incenso, vela, copo dágua e pedra) representando os quatro elementos sobre o tecido e percebi que isso me trouxe um conforto no momento do jogo. Mas não considero isso imprescindível. Vale ressaltar que eu não tenho uma sala ou uma mesa só para o jogo. Para quem tem esse espaço acredito que seja mais fácil esse tipo de prática.

Embaralhando
Como tudo o que eu colocar aqui nesse post: esse tópico depende da linha de estudo que você segue. O meu tarot eu tenho um jeitinho bem especial de embaralhá-lo. Não tenho um significado específico pra isso, apenas o faço por que eu me sinto muito a vontade  para refletir sobre a pergunta enquanto eu embaralho dessa forma. Eu divido o baralho em dois montes, seguro em um dos quatro cantos da carta enquanto vou soltando o baralho intercalando as cartas. Repito esse procedimento quantas vezes me der vontade e isso faz com que as cartas fiquem bem misturadas. Enquanto eu faço isso eu vou pensando no meu consulente, refletindo sobre a pergunta ou fazendo uma oração.

Horário
Pra mim, essas é uma das maiores baboseiras. Dizer que não se pode ler tarô em tal horário ou em tal lua. Eu leio o tarô quando me dá vontade, quando eu estou afim de ler. Confesso que eu adoro ler o tarô na madrugada que é quando o silêncio é perturbador de delicioso.

Oração
Eu gosto de fazer uma oração rápida para o anjo da guarda antes de jogar o tarô. Aquela que aprendemos na catequese:
"Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador. Se a ti me confiou a piedade divina: sempre me rege, me guarda, governa, ilumina. Amém"
Para o pessoal que curte paganismo isso não vai soar muito legal (aliás, acho que nenhum dos meus comentários acima) mas eu gosto sim disso. Tenho uma oração que eu mesmo fiz que eu venho praticando ultimamente tem me ajudado muito. Mas ainda a considero muito pessoal para

Música
Eu prefiro o silêncio da madrugada, como eu disse, mas se eu tiver qualquer barulho que possa me incomodar eu gosto de escutar algo como Enya. Aliás eu estou bem enjoado de Enya já, se alguém quiser fazer qualquer sugestão eu agradeço.

Em suma...
Eu acho que você deve jogar o tarô do jeito que você bem entender. Para quem já está jogando tarô há um tempo pode achar esse assunto uma besteira. Mas quando começamos isso é muito importante. 

*Aceito comentários sobre todos esses pontos e acho que uma troca de experiência sobre eles seria muito interessante. Gosto de lembrar sempre que ainda sou um inciante e por isso respeito e escuto os mais velhos na arte do tarô.

6 comentários:

  1. A musica para mim é muito importante, é a forma que utilizo para conectar melhor com o taro, e gosto de musicas que elevem meu pensamento ao estado de nada, para que consiga olhar melhor o taro. Sugestões de musica: musica sacra, musica celta, Faun, Loreena Mckennitt, Mantras.

    ResponderExcluir
  2. estou-ma a iniciar agora no Tarot e andava preocupada se estaria a saltar algum tipo de ritual importante, ao ler o seu post fiquei bem mais tranquila ;)obrigada

    ResponderExcluir
  3. dorei tudo,e entendi que vai de cada "particularidade", o que nos fizer sentir bem e confortavel..obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu gosto de músicas para jogar, creio q leva à concentração mais rapidamente, porém dependendo do volume ou intensidade da música pode dificultar a comunicação e levar até a uma interpretação errada, gosto de Enia, Lorena, Era, Emma Shapplin e Enigma. Obrigada pelas dicas, no final o q rege tudo é a boa e velha intuição mesmo, acredite no seu coração. Até mais!

    ResponderExcluir
  5. Eu já estava ficando louca com isso! Tira cartas seguida ou aleatória, mão esquerda direita, velas ou sem nada, oração ou não... Puts, muito obrigada! Agora tenho certeza que posso fazer do jeito que eu quiser já que nada é obrigatório (pois cada site falava algo diferente). Sobre música prefiro silêncio, mas o barulho me distrai então encontrei esse site de rádio online com músicas relaxantes https://www.radiotunes.com/meditation novamente obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Também adoro tirar as cartas madrugada afora, sou iniciante mas já desenvolvi as minhas particularidades, amo música w diz o como dica Lex Van Someren.Gratidão pela partilha...

    ResponderExcluir