Bibliografia

Nessa página você encontra os sites e livros que eu mais utilizo para meus estudos ou que utilizei pelo menos uma vez para escrever os textos aqui. Os livros ou Links que eu mais uso estão com um antes do título.
Não estou dizendo que são os melhores para todo mundo, mas são os que mais me ajudam no meu dia-a-dia.
Com certeza há livros muito bons que eu deixei de colocar aqui, mas esses são os que eu decidi colocar aqui por enquanto.



♥ Curso Completo de Tarô
Acompanha 78 cartas para destacar.

Autor:
Nei Naiff

Sinopse
Nei Naiff ensina de forma prática e dinâmica todo universo dos arcanos do tarô. A larga experiência profissional possibilitou que desenvolvesse uma didática exclusiva, clara e objetiva, sobre os arcanos do tarô. Esse livro visa um aprendizado gradual sobre a história, a estrutura e os símbolos das cartas, bem como seus jogos e orientações. Além das 25 lições você encontrará mais 11 textos para estudo e 10 autoavaliações.

Comentários
Esse foi o livro que me trouxe de volta ao universo do tarô. Esse livro está muito bem desenhado e com explicações práticas e essenciais para quem quer ingressar no universo do tarô.
O que eu mais destaco na forma de escrever do Nei é a sua didática, ele tem um dom para organizar as informações de uma forma simples e prática. O da imagem acima é a versão de bolso, que eu recomendo para quem já tenha o seu baralho. Mas para aqueles que pretendem ter o deck Nei Naiff tem que comprar o livro maior. A capa é praticamente idêntica.

Preços
Clique Aqui



Curso de Tarô e seu uso Terapêutico


Autor:
Veet Pramad

Sinopse (Pelo Autor)
Este livro de 446 páginas, em formato grande, é um tratado altamente didático que, partindo dos princípios básicos do esoterismo, vai desvendando os 78 Arcanos do Tarô.

O texto foi tomando forma a partir das apostilas que desde 1986 eu fornecia aos meus alunos, de forma que a sua linguagem é bem acessível aos leigos, além de muito enriquecedor aos iniciados. Faz a conexão entre a milenar tradição dos Arcanos com a moderna psicoterapia.

Coloca o objetivo do trabalho do tarólogo não na adivinhação nem no acúmulo de conhecimentos, mas no autoconhecimento e na transformação do ser humano, tanto em seu espaço interno quanto na vida quotidiana.
Com uma abordagem holística, os significados das cartas são atingidos por meio de um estudo sistemático de seus símbolos e das correspondências astrológicas, numerológicas e cabalistas.

Dos cinco baralhos mostrados, o tarot estudado com maior profundidade é o de Aleister Crowley & Freda Harris.

Comentários:
Não indico esse livro para quem está começando. Ele é bem completo mas pode ser confuso para quem está entrando no tarô agora. Além disso a abordagem dele é bem diferente e deve ser analisado com uma visão diferente dos outros cursos.
Vale a pena se aprofundar nele quando se tem intenção de conhecer o tarô e o estudante gosta muito de terapias.




♥ Tarô, simbologia e ocultismo

Autor:
Nei Naiff

Sinopse

O que é o tarô? Para que serve? O que podemos extrair desses enigmáticos símbolos? Qual sua linguagem oculta? Em uma abordagem inédita, Nei Naiff pondera a relação entre os 78 arcanos, o autoconhecimento e o oráculo, desvendando os limites de associação com a cabala, a mitologia, a numerologia e a astrologia; também registra a história documentada dos últimos seis séculos sobre essa enigmática arte oracular. No decorrer dos capítulos, o autor classifica o que é o tarô em uma linguagem contemporânea que discute claramente o universo dos arcanos, fornecendo estruturas e diretrizes para o estudo.

Ampliada e atualizada da versão original
lançada em 2000 (Tarô, ocultismo e modernidade).

Autor:
Livro muito completo e com muitos detlahes sobre o tarô, desde a sua história até as suas formas de utilização. Por se tratar de uma trilogia ele não vai dar ao estudante inicial aquelas informações que ele está super ansioso para ter. As vezes pode ser cansativo. Não sei se eu indico lê-lo totalmente antes do segundo livro (tarô, vida e destino). Acho que vale a pena intercalar os dois.

Preços
Clique Aqui


Tarô Mitológico - Liz Greene , Juliet Sharman Burke
Acompanha 78 lâminas

Autor:
Liz Greene , Juliet Sharman Burke

Sinopse
Neste livro as autoras tentaram resgatar um pouco da simplicidade original e da acessibilidade às cartas de Tarô, redesenhando o baralho de acordo com as imagens dos deuses gregos tão caros aos artistas e autores da Renascença e que agregaram os fundamentos culturais da vida ocidental.

Comentários:
Muito polêmico, esse livro aborda uma relação entre o tarô e os mitos gregos. Entre os tarólogos não é muito bem visto, pois ele é muito limitado e traz aspectos bastante resumidos das cartas. Além de sugestionar o tarólogo com aspectos

Preços
Clique Aqui



♥ A Bíblia do Tarô - Bartlett, Sarah - Pensamento

Autor:
,Sarah Bartlett

Sinopse
Começando por princípios básicos, como a escolha do baralho e a melhor maneira de formular perguntas, este manual completo ensina tudo o que você precisa saber para conhecer o tarô. Ele contém interpretações para todas as cartas dos Arcanos Maiores e Menores, dicas sobre como fazer uma leitura, além de maneiras práticas de combinar o tarô com a numerologia, a astrologia, os cristais e a Cabala.

Preços
Clique Aqui



♥ Taro Universal de Waite - Edith Waite
Acompanha 78 lâminas

Autor:
Edith Waite

Sinopse
O tarô é uma representação simbólica das idéias universais em que se baseiam a mente e o comportamento humano e, neste sentido, contém uma doutrina secreta na qual é possível acender, pois, de fato, já está na consciência de todos nós, ainda que o homem comum passe pela vida sem reconhecê-la. Esta doutrina existiu sempre, quer dizer, sempre houve uma minoria capaz de acender a ela, e tem sido registrada e transmitida através de obras e tradições secretas como a alquimia e a kabbalah.

Preços
Clique Aqui


Livro do Tarô: Com interpretação de Todas as Cartas




Autor:
HAJO BANZHAF

Sinopse:
Com este livro, Hajo Banzhaf torna acessível a qualquer pessoa o uso das 78 cartas do Tarô. Ele dá uma descrição sucinta e informativa de todas as cartas do Tarô de Rider-Waite. Os três esquemas de disposição explicados aqui em detalhes esclarecem os aspectos mais importantes da vida.

Preços:
Bondfaro

Trecho do Livro disponível em
Google Books


Sites



♥ Web Tarô


Link: http://www.web-tarot.com/

O projecto Web Tarot surgiu em 2003, quando dois tarólogos muito experientes decidiram iniciar uma nova jornada, no apoio e aconselhamento, implementando um novo conceito de informação online de Tarot pela Internet, dando a oportunidade a todos de conhecerem esta bela arte que é o Tarot, apostando na rapidez, sigilo e rápido acesso de todos os interessados nesta ciência.
Durante dois anos, Marta Bouquet (Especialista em problemas amorosos, emocionais e psíquicos) e Malato Wagner (Especialista em problemas de saúde, profissionais e financeiros) trabalharam incessantemente para que este site pudesse chegar a todos vós.




♥ Clube do Tarô





Constantino K. Riemma:
A idéia de criar um espaço virtual para o Clube do Tarô surgiu em 2005, quando organizei a Jornada com os Arcanos Maiores, com um programa que se estendeu por todas as segundas-feiras, durante o segundo semestre de 2005 até fevereiro de 2006. O propósito era de uma abordagem multidisciplinar das cartas reunindo estudiosos de diferentes áreas de conhecimento e linhas de interpretação. A prática mostrou que havia um grande interesse e animação por essas oportunidades de encontro e partilha de experiências.
Muitos palestrantes dessa Jornada elaboraram textos sobre os temas que apresentaram. Dediquei-me, então, à compilação de dados introdutórios sobre os diferentes assuntos e montei o site, que não parou de crescer com a colaboração de inúmeros autores que foram se juntando ao projeto.
Algumas informações pessoais sobre o iniciador e responsável pelo site Clube do Tarô, encontram-se na página 

Nenhum comentário:

Postar um comentário