quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Os Pajens de Ouros e Paus - Resumo


Estudo feito sobre os Pajens de Ouros e Paus há uns dois meses. Resumo do que encontrei na literatura de que uso para meus estudos. 


Valete (Pajem) de Paus -
Waite
Eu e Melissa entramos em uma reflexão sobre o pajem de ouros e pajem de paus. Particulamente tenho mais dificuldade com os naipes de ouros e paus do que com os outros.
E Melissa divide comigo outra dificuldade: lidar com as cartas da Corte. Rei, Rainha, Cavaleiro e Pajem.
Por isso hoje nosso estudo foi sobre essas duas figuras dos arcanos menores.

Introdução
As cartas da corte são divididas entre os quatro elementos. E o Pajem representa a força da terra. Em mistura com o significado dos naipes ele traz: esforço, trabalho, dedicação, confiabilidade, praticidade.

Valete (Pajem) de Ouros
Waite
O pajem aparece sempre de uma forma simples. Em uma hierarquia das cartas da corte o pajem é o mais "baixo" entre eles. É o que mais tem a conquistar.

Os Pajens e a energia dos Quatro Elementos
O clube do tarô faz a seguinte definição:

Pajem de Ouros – dedicado, confiável, esforço para realizar ou concretizar algo. (TERRA X TERRA)
Pajem de Copas – esforço para realizar algo que gosta ou para quem gosta. (TERRA x ÁGUA)
Pajem de Paus – trabalho com determinação, esforço para que sua vontade seja realizada. (TERRA x FOGO)
Pajem de Espadas – trabalho para se tornar mais independente ou esforço para se libertar de algo que o prende como, por exemplo, uma dívida. (TERRA X AR)

Definição por Alguns Autores

Nei Naiff
Pajem de Ouros:
Especulação, novidade, projeto, investigação, capacidade

Pajem de Paus:
Sinceridade, honestidade, devoção, confiança.

Waite:
Pajem de Ouros:
O mais responsável de todos os pajens, devido sua natureza terrestre. O Valete de ouros é a pessoa inexperiente que aceita um desafio. Os pajens podem significar um fato, ou seja, um assunto material a ser resolvido. Referente trabalho, carreira, etc... (Quando ele aparece junto com o Valete de Paus ou Copas pode indicar alguma dificuldade). É jovem de corpo mas com a mente madura. Trabalhador inteligente e um ótimo administrador. O pajem de ouros consegue enxergar oportunidades e trabalhar em cima delas para que sejam colocadas em prática. É o tipo de desafio quando nos deparamos com uma nova fase profissional como gerenciar uma equipe, por exemplo. É um grande desafio. Trabalhar com os recursos que se possuem.

Pajem de Paus:
É o entusiasmo personificado. É o mais inquieto de todos os valetes. Passa de uma coisa a outra sem se deter muito. Brincalhão e criativo. Afetuoso e entusiasta, ainda que inseguro e instável. Pode significar o inicio de um projeto, e especialmente, o anúncio. Traz nos grandes oportunidades ou um bom romance. Sempre se trata de oportunidades de explorar o romance, criatividade, ânimo.  Pode representar uma criança ou jovem como grande energia e entusiasmo,  ainda que seu comportamento não esteja isento de riscos. Momento chegado de Excitação e Eventura.

Sarah Barlett (A Biblia do Tarô)
Valete de Ouros:
Palavras Chave: Abordagem prática, objetivos realistas, esforço concentrado, foco e progresso, novos projetos
Frases Chave: Colocar Rodas em movimento, Buscar sua oportunidade, conhecer limitações, querer o próspero, mensageiro financeiro, trabalhador delicado.

Valete de Paus:
Palavras Chave: Um mensageiro, nova revelação, novas idéias, confiança
Frases Chave: Disposição para seguir novos rumos, mostrar que você tem entusiasmo, ser criativo, um admirador charmoso, arriscar-se, exuberância juvenil, atitude otimista.

Bibliografia



Nenhum comentário:

Postar um comentário